Cel.: Amauri Meireles |
O palestrante principal foi o coronel da Policia Militar do estado de Minas Geral o Dr.: Amauri Meireles. O coronel ressaltou a importância da criação da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária aqui no estado. Citou como exemplo o estado de Minas Gerais, onde já existe essa secretaria, e comprovou que após a criação da citada secretaria de estado, ocorreu expressivas melhorias no sistema penitenciário daquele estado.
Como outro exemplo de Estado que criou Secretaria de Estado da Administração Penitenciária e vem sendo bem sucedido é o vizinho estado da Paraíba, onde o Agente Penitenciário já tem um salário que ultrapassa os R$ 3.000,00(três mil reais), e assim como no estado de Minas Gerais, uma secretaria independente proporciona uma dotação orçamentaria exclusiva, ao complementar que no estado de Minas Gerais, depois da criação da secretaria, como exemplo, mais de 500 viaturas, armamento e fardamento foram entregues aos agentes penitenciários.
A presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Vilma Batista, ressaltou que a palestra foi bastante oportuna, já que o sistema penitenciário do RN vive um momento de total abandono, onde o próprio secretário da Sejuc, assim como o coordenador de administração penitenciária, pediram exoneração dos cargos. ¨A SEJUC está sobrecarregada com tantas atribuições, estão sob a responsabilidade da SEJUC, além do sistema penitenciário, as centrais do cidadão, DETRAN´S, coordenadoria de Juventude, da mulher, dos direitos humanos e o sistema penitenciário não recebe a atenção devida para um setor que a muito tempo está abandonado.
A palestra também contou com a presença do ex-secretário de Justiça e Cidadania, Leonardo arruda e do presidente da associação dos Cabos e Soldados da PM/RN, Cabo Jeoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário